
O Get Pride, grupo de afinidade da comunidade LGBTQIAPN+, é uma das frentes de diversidade, que tem como objetivo potencializar o respeito para que todos possam trabalhar sem barreiras
Segundo a Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, empresas diversificadas e inclusivas têm 76% mais probabilidade de ver ideias serem produzidas e receitas de inovação 19% mais elevadas. Outro estudo realizado pela consultoria Bain & Company, em 2023, mostra que equipes com pessoas diversas têm mais chance de oferecer atritos construtivos, questionar o pensamento de grupo e reduzir erros. As recentes pesquisas de mercado comprovam a importância da representatividade – não apenas para os resultados das empresas, mas também e principalmente para que as diferenças sejam respeitadas e potencializadas.
Denis De Lutiis, parte da comunidade LGBTQIAPN+ e Superintendente de Marketing na Getnet Brasil, além de ocupar uma cadeira de liderança de uma das principais empresas do país, lidera dentro da companhia o Get Pride, um grupo de afinidade que existe desde 2020 e tem o objetivo de potencializar o respeito aos profissionais LGBTQIAPN+ para que estes possam trabalhar sem barreiras. “Contribuo com pautas que podem ser levadas para toda a empresa para a construção de ações e troca de experiências na linha de mentoria e consultoria. Os encontros acontecem mensalmente com temas livres para que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas histórias e experiências. Todos que participam do Get Pride têm um papel social enquanto grupo de apoio para promover um ambiente seguro dentro e fora da empresa”, explica o executivo.
Segundo Denis, a falta de representatividade cria um gap muito grande entre as pessoas. “Antes de tudo, é preciso que a cultura da empresa seja diversa e preparada para receber as pessoas da comunidade. Assim, teremos de fato, um acolhimento adequado, que vai desde o emprego de pronomes de tratamento de forma correta, passando pelo ‘onboarding’ e depois no dia a dia”, completa.
O Get Pride faz parte de um programa maior na companhia, chamado “Diferentes Somos Únicos”, que tem como propósito acelerar a carreira de mulheres para cargos de liderança e desenvolver a carreira de colaboradores que se enquadrem nos grupos de afinidades. São eles: pessoas com deficiência (Get Sem Limites), mulheres na liderança (Get Delas), étnico-racial (Get Afro), formação e gerações (Get de A a Z) e comunidade LGBTQIAPN+ (Get Pride).
Ainda entre as iniciativas da empresa, foi lançado em 2023 o “DiversiTALKS”, um videocast que se tornou o principal canal de debate da Getnet sobre diversidade, equidade e inclusão, tendo a participação de colaboradores e pessoas convidadas com expertise e representatividade nos temas abordados. Em junho, a pauta não poderia ser outra: o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. O grupo Get Pride convidou Ana Paula Tavares, mulher transsexual, empreendedora, dona do café e bar Antiquário, em São Paulo, para ser entrevistada. Formada em design de interiores e com experiência na área de restauração de obras de arte, Ana compartilhou detalhes sobre sua jornada profissional e pessoal.
Outras ações sociais como a arrecadação de alimentos e objetos de higiene pessoal para ONGs de acolhimento a Mulheres Trans em vulnerabilidade em São Paulo e Porto Alegre também já foram colocadas em prática nos últimos anos pela Getnet, que visa elaborar novas campanhas para contribuir com o ambiente fora e dentro da companhia.
Ouvir para incluir
A empresa conta com o Censo de Diversidade, que contribui para coletar dados das pessoas em relação à orientação sexual, identidade de gênero e autodeclaração racial, tendo um retrato mais fiel das pessoas colaboradoras. Na edição de 2023 do Censo, o mapeamento teve 68% de respondentes, o que trouxe informações mais completas para acelerar carreiras e gerar mais oportunidades e iniciativas, sempre com foco no desenvolvimento das pessoas.
“Aqui na Getnet, valorizamos uma cultura diversa, inclusiva e equitativa. Dessa forma, temos uma melhor representatividade da nossa sociedade e dos nossos clientes. O Censo de Diversidade é uma forma de ouvirmos e conhecermos os nossos mais de 1.300 funcionários. Com informações mais completas, podemos ajudar de maneira mais assertiva”, aponta Rogério Said, VP de People, Marketing e Customers na Getnet Brasil.
Em 2021, a Getnet assinou a Carta de Apoio aos Padrões de Conduta da ONU para Empresas que Enfrentam a Discriminação contra Pessoas LGBTQIAPN+, manifestando apoio às Normas de Conduta elaboradas pelo Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. “Para nós, é importante que os colaboradores tenham liberdade para serem quem elas são, com confiança, respeito e segurança. As nossas iniciativas voltadas para a educação são focadas em acabar com comportamentos discriminatórios que não são tolerados pela companhia, contribuindo para a transformação social. Queremos ser um espelho para a sociedade, mas sabemos que ainda estamos no começo e temos um longo caminho pela frente”, finaliza Said.
Sobre a Getnet Brasil
A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2023, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como a segunda melhor empresa do setor financeiro para se trabalhar no Brasil.
Mais informações em https://getnet.com.br.
Fonte: Redação