Com debates sobre trabalho sexual, Fatal Model anuncia lançamento de Clube do Livro

Pics Marketplace | Com debates sobre trabalho sexual, Fatal Model anuncia lançamento de Clube do Livro
Crédito: Divulgação/Fatal Model

Iniciativa defende luta por direitos de quem exerce a profissão, além de promover maior entendimento sobre o tema

As inscrições para o Clube do Livro Fatal Model estão abertas. O projeto, criado em uma parceria entre a plataforma de acompanhantes Fatal Model e as colunistas Monique Prada e Amara Moira, abre um espaço dedicado ao reconhecimento de narrativas de trabalhadoras sexuais. O primeiro encontro acontecerá em 18 de julho, via transmissão ao vivo no YouTube. O livro Puta Autobiografia, de Lourdes Barreto, será o objeto de estudo.

A iniciativa, inspirada pelo poder transformador da leitura, tem o intuito de contornar estigmas da profissão e promover maior compreensão sobre o tema. Os debates contarão com um momento reservado para perguntas e comentários do público. Os participantes terão acesso, ainda, à oferta de conteúdos adicionais, como grupos de discussão online, entrevistas com autores e workshops.

As obras selecionadas retratam as lutas e experiências de trabalhadoras sexuais do mundo todo, sejam cis, sejam trans. O gênero desafia estereótipos e permite que leitores construam novas perspectivas relacionadas ao tema.

Puta Autobiografia, lançado em 2023, retrata a trajetória da trabalhadora sexual Lourdes Barreto. Aos 15 anos, fugiu da residência onde morava, na Paraíba, após ser violentada por um tio. Ela iniciou a carreira na prostituição em Fortaleza – até chegar em Belém, no Pará, com passagem paga por uma cafetina. Hoje, aos 81, é ativista dos direitos humanos e das mulheres, além de ter se tornado uma figura popular na região.

“Esperamos que o Clube do Livro estabeleça um caminho para que preconceitos contra a profissão sejam encerrados. A literatura tem um papel fundamental para a desconstrução de tabus, guiando para a informação e o saber. É uma honra começar o projeto com uma visita à vida de Lourdes Barreto”, comenta Nina Sag, porta-voz da Fatal Model.

Com encontros mensais e via YouTube, o Clube do Livro Fatal Model desenvolverá um ambiente para que questões sobre gênero, sexualidade e trabalho recebam a devida atenção, com diálogos respeitosos e importantes. Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

Fonte: Redação